sábado, 16 de maio de 2015

BURACO NEGRO

                                             BURACO NEGRO

Buraco negro é uma região no espaço que possui uma massa grande concentrada que exerce uma força gravitacional não deixando escapar nada dessa força , nem mesmo a luz. E, já que nada consegue se mover mais rápido que a velocidade da luz, nada pode escapar de um buraco negro.

É um exemplo metafórico de como se encontra o Brasil nos dias de hoje, ou seja, estamos literalmente dentro de um buraco negro. Não conseguimos sair, nem modificá-lo, e tudo é engolido por ele , sem que possamos ver nenhuma luz a nossa disposição.

Dentro desse buraco negro estão , por exemplo, as famílias brasileiras que em março passado atingiu um endividamento de 59,6% , ou seja, sessenta por cento das famílias estão endividadas. Os maiores credores são os vorazes cheques especiais, cartões de crédito, cheques pré-datados e empréstimos pessoais, além dos financiamentos pessoais e de carros.

A estabilidade dos preços também está prisioneira nesse buraco negro, pois a inflação está com seu dragão à solta, e os preços tem subido assustadoramente , principalmente nos itens básicos à população, como os alimentos , materiais de limpeza, higiene e perfumaria. Os carrinhos dos supermercados chegam aos boxes dos caixas cada vez mais minguados, pois o dinheiro ficou curto, na verdade desvalorizado nesses itens muito mais que nos índices econômicos...

As empresas brasileiras, principalmente aquelas de pequeno porte, como prestadoras de serviços, restaurantes, bares, hotelaria, festas e entretenimentos de uma forma em geral, estão literalmente prisioneiras desse buraco negro. Não conseguem sair do buraco, não conseguem manter  seus negócios e nem sequer desfazer-se dos mesmos, pois para encerrar suas atividades é preciso ter fundos para pagamentos de rescisões de contratos de alugueis , empregatícios e encerrar a ciranda com os fornecedores.
A situação é tão crítica que virou moda se precaver , os que estão em eminência de falência , e tirar seus bens de seus nomes, colocando-os em nome de parentes ou outros laranjas – o buraco é mais profundo do que possa parecer ...

O povo brasileiro está num estado de apatia, descrença no governo e nas autoridades constituídas, exceção a um juiz que é o Dr. Sérgio Fernando Moro; situação esta muito parecida com a de durante o impeachment de Collor de Mello e quando Itamar Franco assumiu o governo. Naquela ocasião o salva-vidas da pátria foi o Plano Real, que nos dias de hoje em face da administração do Partido dos Trabalhadores (PT) e seus desmandos, corrupção e um projeto criminoso de governo , corre o risco de se deteriorar e jogar de vez tudo dentro desse buraco negro, que tem uma dimensão a fazer inveja a qualquer galáxia desse espaço sideral.

Uma crônica de

Gilson Marcio Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário