domingo, 28 de junho de 2015

BRASIL - O MUNDO MARAVILHOSO DOS POLÍTICOS

                 BRASIL - O MUNDO MARAVILHOSO DOS POLÍTICOS

Se nosso país, o Brasil, estivesse geograficamente em outra região do Globo Terrestre, como por exemplo na Ásia, jamais seria um mundo maravilhoso para os políticos como o é nessa sua real localização geográfica, ao sul das Américas, circundado, como ele próprio, por países com democracias recentes e habitados por povos acostumados aos jeitinhos que beneficiam os “colarinhos brancos”, onde a lei por vezes está escrita, até mesmo explicita nas Constituições Federais de cada país , mas há sempre versões dúbias e de exceções de conformidade com o poder aquisitivo dos pseudos réus da vida privada e os quase intocáveis do poder público, na sua maioria com foros privilegiados.

Os governantes, na sua maioria corrupta, fazem do povo “gato e sapato”, como se dizia os antigos sobre os gatos nas mãos dos insensíveis, como se os brasileiros fossem beócios, desprovidos de cultura e conhecimentos globais e informados em tempo real , pois é um país que está à frente dos mais informatizados do mundo cibernético.

Verdade seja dita, o povo está mudando seu comportamento quanto à tolerância aos malefícios e desmandos de seus governantes, haja vista os últimos acontecimentos que tem envolvido manifestações maciças pelas ruas das principais cidades do país de norte a sul e de leste a oeste desse vasto território brasileiro. Adicione-se a coragem e acima de tudo a honestidade de prestar seus préstimos à nação , conforme seus juramentos ao serem diplomados, de juízes a exemplo do Meritíssimo Sérgio Mouro no trato das investigações e julgamentos concernentes a Operação Lava Jato ; e, como o foi, quando na ativa no Supremo Tribunal Federal –STF , o ex-ministro Joaquim Barbosa com o processo da Ação 470 denominada Mensalão.

Mas a verdade é que o nosso povo está habituado aos conchavos , à corrupção, aos corruptores, e historicamente tem convivido com essas esbórnias ao longo de sua história e, pacificamente tolerando a quase impunidade existente. Rouba-se, desvia-se, mente-se, superfatura-se e assim por diante. Não há derramamento de sangue, não há execuções em praças públicas, não há decepação de mãos habituadas a roubar, não há exoneração de políticos que mentem e muito menos prisões aos corruptos – não há , enfim nenhuma sanção corretiva ou coercitiva como nos países asiáticos, por exemplo.  Em nações como os EUA mentir é um crime imperdoável à justiça do país, pode ocasionar a queda por impeachment ou renúncia dos mandatários...E, por aqui, a mentira no meio político é endêmica e tudo é dito por conta de interesses escusos e, tudo fica do mesmo jeito, ou seja, o dito pelo não dito...

É usual se dizer que o brasileiro tem memória curta – ledo engano, tem sim acomodação a situações que a seu ver de nada adianta reclamar ou interceder; afinal, como sempre, tudo acaba em uma grande pizza...

Que bom seria para o nosso povo carente de democracia, ao pé da letra, se possível fosse a aplicação de sanções aos faltosos, tanto do mundo privado, quanto do político, a exemplo das democracias dos países em que as mesmas funcionam plenamente, onde o seu direito termina onde começa o de outrem; onde todos são iguais perante a lei; onde os políticos não fazem de seus mandatos meios de vida e donos de seus cargos , e sim consideram os cargos públicos como pertencentes ao Estado e não tem dono , sendo sim um meio de governar para atingir um fim, que é o bem comum do povo.
Nós brasileiros , somos felizes por natureza – adoramos futebol, carnaval, praias, comunidades de todas as filiações e, assim enumeraríamos várias outras alegrias a nós inerentes – apesar de tudo somos trabalhadores, acreditamos nisso. Pena que poderíamos , além da nossa alegria, vivermos melhor – com um padrão de vida mais justo pelos impostos que pagamos e, que a lei realmente fosse para todos, sem exceção de classes sociais, de profissões e ou cargos públicos.

Uma crônica de

Gilson Marcio Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário