sábado, 18 de fevereiro de 2017

AFINAL QUEM É ESSE DORIA?


                                 AFINAL QUEM É ESSE DORIA?



João Agripino da Costa Doria Junior, conhecido como João Doria Jr., é paulistano, nascido em 16 dezembro de 1957. Em 2012 foi eleito pela revista Isto é, como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. É o criador e presidente licenciado, devido ao mandato de prefeito da cidade de São Paulo, do Grupo Doria. O Grupo reúne seis organizações, destacando dentre elas o LIDE- Grupo de Líderes Empresariais – trata-se de uma empresa que promove eventos pagos, fazendo parte de seu cadastro 1.700 empresas nacionais e multinacionais que juntas representariam 52% do PIB nacional.

João Doria Jr. Em 2016 foi escolhido para ser o candidato do PSDB -  Partido da Social Democracia Brasileira à prefeitura de São Paulo. Conseguiu um fato inédito na história da cidade desde 1992, quando foram realizadas as primeiras eleições municipais em dois turnos no Brasil, foi eleito em primeiro turno nas eleições de 2016. (*)

Dória surgiu como um ilustre desconhecido dos cidadãos paulistanos, como candidato à prefeito com um apelo diferente, que seria fazer as vezes de gestor e não de político – vendeu a imagem de que trataria a prefeitura de São Paulo como a uma empresa, onde o trato dos bens e recursos devem ser profissionais e não como uma máquina de fazer política e o jogo de barganhas de interesses de determinadas classes de políticos. Nas primeiras veiculações da propaganda política, Doria, que também é publicitário e jornalista, viu que a forma de seu programa de governo estava no caminho certo e investiu com todas suas fichas na campanha de um candidato diferente, que queria ser gestor do bem público – essa candidatura e apelo de Doria apareceria num momento de insatisfação total dos brasileiros quanto a ordem política reinante no país, nos três poderes da república. O apelo de Doria veio de encontro com o que os cidadãos queriam para votar sem culpas e sem riscos.



Fonte de dados:

(*)https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Doria_J%C3%BAnior



A vitória esmagadora de Doria nas urnas, já em primeiro turno, promoveu o partido do governador, Geraldo Alkmin, o PSDB, como forte candidato à Presidência da República em 2018 – mas não tão forte quanto ao carismático Luis Inácio Lula da Silva, que por incrível que possa parecer, em pesquisas atuais ainda é o preferido dos brasileiros.

João Doria não surpreendeu somente nas urnas, mas também, tem surpreendido, até então, no cumprimento de seu mandato, pois tem cumprido as promessas de campanha, outro fato inédito no mundo político e, quanto mais as cumpre, mais se esforça em seus acertos de sua gestão, com um modo de agir que admite quando erra e volta atrás com a humildade necessária e os corrigi.

Os caciques do PSDB, Alkmin, Serra, Aécio e até o octogenário FHC que se cuidem, pois, o “gestor” Doria está sendo o homem do momento, se projetando até nacionalmente, contrariando o estilo habitual dos planos de carreira dos políticos brasileiros – prefeitura – governador- e presidência. O plano de carreira de Doria pode ser ao estilo de um gestor de empresa privada que pode muito bem pular alguns degraus se os interesses do negócio assim os convierem.

Estaria surgindo um novo líder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário