terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A INVERSÃO DE VALORES

                            A INVERSÃO DE VALORES

         Com os sucessivos escândalos de corrupção que assolam nosso país, sem reconhecimento e admissão dos governantes, apesar de provas e testemunhos contundentes, ora por delações premiadas e raras vezes por testemunhas oculares que por princípios éticos e morais denunciam, a exemplo da ex-Gerente da Petrobras Sra. Venina Velosa da Fonseca.

         Segundo sua versão levada inicialmente aos jornais e depois ao Ministério Público e finalmente ao programa Fantástico da Rede Globo , no domingo de 21 de dezembro de 2014, ela desde 2008 teria levado aos seus superiores as evidencias de irregularidades que teriam sido levantadas dentro da área de sua competência na Petrobras, por várias tentativas, ora por e-mails ora pessoais como objetivos de alertar seus superiores sem obter êxito em suas tentativas de que viessem a investigarem; e, ao contrário, em 2009 foi afastada de seu cargo e transferida para o outro lado do mundo, Cingapura, ficando assim longe dos acontecimentos nas instalações da empresa no Brasil.

          Uma reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, o que Venina descobriu em 2008 foi que contratos para pequenos serviços, inerentes à sua área de competência, chegaram a R$ 133 milhões, entre janeiro e novembro daquele ano contra um valor previsto de R$ 39 milhões.

            Após 24 anos de trabalhos prestados à Petrobras, Venina foi demitida em novembro de 2014, após sucessivas investidas junto aos seus superiores alertando-os contra irregularidades. Foi o seu prêmio por “vestir a camisa” da empresa e seus atos de brasilidade e, porque não dizê-lo , honestidade e brio de caráter.  
        
            O programa da Rede Globo que levou a entrevista ao ar, deu uma média de 19,5 pontos o que equivalem na cidade de São Paulo a 1.273.000 domicílios , a Presidente Dilma Rousseff , nesse mesmo domingo, 21, deu uma entrevista ao jornal chileno El Mercurio, quando disse que no Brasil não há crise de corrupção e que ninguém é intocável. Eis sua declaração na integra :

“O Brasil não vive uma crise de corrupção, como afirmam alguns. Nos últimos anos começamos a por fim a um largo período de impunidade. É um grande avanço para a democracia brasileira .No Brasil não há intocáveis. Qualquer um que não trate o dinheiro público com seriedade e honestidade deve pagar por isso. É um compromisso do meu governo


           Certamente os valores estão invertidos neste nosso país, onde os acusados de corrupção aguardam pelos processos que correm em segredo de justiça, para tomarem ciência do quanto descobriram de suas falcatruas corruptas; e aqueles que denunciam ora para preservar sua próprias imagem e até por um ato de pura brasilidade passam a serem considerados, pela máquina corrupta que se apossou dos nossos órgãos  públicos e empresas públicas, como negligentes, mentirosos e por vezes até  por corruptos ; além, do gravíssimo fato de que começam a serem ameaçados de morte, incluindo, seus filhos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário