sexta-feira, 10 de julho de 2015

BURACO NEGRO

Fórum dos Leitores
Estadão – 20 de maio de 2015

                                                 BURACO NEGRO

Buraco negro é uma região no espaço que possui uma massa grande concentrada que exerce uma força gravitacional não deixando escapar nada dessa força, nem mesmo a luz. E, já que nada consegue se mover mais rápido que a velocidade da luz, nada pode escapar de um buraco negro. É um exemplo metafórico de como se encontra o Brasil nos dias de hoje, ou seja, estamos literalmente dentro de um buraco negro. Não conseguimos sair nem modificá-lo, e tudo é engolido por ele, sem que possamos ver nenhuma luz a nossa disposição.

Dentro desse buraco negro estão, por exemplo, as famílias brasileiras que em março atingiram um endividamento de 59,6%, ou seja, sessenta por cento das famílias estão endividadas. Os maiores credores são os vorazes cheques especiais, cartões de crédito, cheques pré-datados e empréstimos pessoais, além dos financiamentos pessoais e de carros. A estabilidade dos preços também está prisioneira nesse buraco negro, pois a inflação está com seu dragão à solta e os preços têm subido assustadoramente, principalmente nos itens básicos à população, como os alimentos e materiais de limpeza, higiene e perfumaria. Os carrinhos dos supermercados chegam aos boxes dos caixas cada vez mais minguados, pois o dinheiro ficou curto, na verdade desvalorizado nesses itens muito mais que nos índices econômicos.

 As empresas brasileiras, principalmente aquelas de pequeno porte, como prestadoras de serviços, restaurantes, bares, hotelaria, festas e entretenimentos de uma forma geral, estão literalmente prisioneiras desse buraco negro. Não conseguem sair do buraco, não conseguem manter seus negócios nem sequer desfazer-se dos mesmos, pois, para encerrar suas atividades, é preciso ter fundos para pagamentos de rescisões de contratos de aluguéis, empregatícios e encerrar a ciranda com os fornecedores. A situação é tão crítica que virou moda se precaver, os que estão em eminência de falência, e tirar seus bens de seus nomes, colocando-os em nome de parentes ou outros laranjas – o buraco é mais profundo do que possa parecer...
 O povo brasileiro está num estado de apatia, descrença no governo e nas autoridades constituídas, exceção a um juiz, que é o Dr Sérgio Fernando Moro; situação esta muito parecida com a de durante o impeachment de Collor de Mello e quando Itamar Franco assumiu o governo. Naquela ocasião, o salva-vidas da Pátria foi o Plano Real, que nos dias de hoje, em face da administração do Partido dos Trabalhadores (PT) e seus desmandos, corrupção e um projeto criminoso de governo, corre o risco de se deteriorar e jogar de vez tudo dentro desse buraco negro, que tem uma dimensão a fazer inveja a qualquer galáxia do espaço sideral.


Gilson Marcio Machado


São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário