sábado, 4 de outubro de 2014

A NATUREZA IGNORA OBSTÁCULOS

                                    A natureza ignora obstáculos
e por difíceis que sejam sempre acha o seu caminho. Assim é a biodiversidade da vida no planeta. A vida sempre vai em frente e continua.
    Por essa razão que por vezes nos deparamos com o contraditório em vários campos de atividades que nos rodeiam. Vamos apontar alguns exemplos:
. Os pássaros estão se comunicando de madrugada.
     Nos grandes centros onde o concreto predomina e ocupa todos os espaços modificando todo o habitat natural dos seres vivos e adicionando a poluição do ar e a sonora , é difícil de acreditar que os pássaros sobrevivam no ambiente.
    A natureza achou uma solução para sua sobrevivência. As pessoas que tem o hábito de acordar de madrugada passem a observar : os pássaros têm se comunicado durante a mesma, pois são os momentos que acharam para os seus lindos cantos e que se conseguem ouvir uns aos outros. Enfim , estão se comunicando antes que os altos decibéis do cotidiano das metrópoles se iniciem. A natureza deu o seu jeito.
. Os pintores que usam a boca e ou os pés.
    É muito difícil pintar uma tela a óleo, partindo do principio de que você não é um especialista na arte; porém, existem aqueles especialistas, talvez por dom da natureza, que nasceram sem os membros superiores e casos de até  sem os inferiores. Essas pessoas conseguem sobreviver mesmo com essas adversidades e conseguem fazer trabalhos maravilhosos em telas utilizando seus pinceis de pintura com a boca ou os dedos dos pés. A natureza deu o seu jeito.
. O planeta está em uma constante mutação.
    O planeta terra, nosso lar comunitário, não é diferente dos seres vivos que nele habitam, também tem vida própria, e assim sendo passa por metamorfoses estando em constantes transformações em seus oceanos, suas geleiras polares, seus climas regionais que apesar de regionais no somatório das regionalidades provocam mudanças globais. Adiciona-se a esses fatos o círculo de fogo do Pacífico nas entranhas da Terra que a cada ano interfere no clima do planeta, nas suas mares, nos índices pluviométricos e outros fenômenos de vital importância ao planeta.
    Os cientistas alertam para as agressões que o homem tem provocado à natureza, como a emissão de gazes poluentes, desmatamentos, e até o buraco de ozônio provocado por gazes expelidos por sprays e ou usados em eletrodomésticos, seriam as causas do aquecimento global e do efeito es- tufa. Porém, há correntes de estudiosos que afirmam que essas alterações no planeta de qualquer forma aconteceriam.
    Como um dos sermões de Cristo, fazendo alusão aos pássaros: Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas. A natureza por si só acha seus caminhos e a vida continua.
   Claro que não quero aqui dizer que poluir o planeta é indiferente politicamente. Não convém não somente ao bem do meio ambiente como ao fator econômico da necessidade de reciclar e evitar disseminação de lixo não degradável ; bem como um ar sadio para nossos pulmões renovarem o oxigênio de nossas células, sem que os mesmos se agridam e se adoeçam.
    Mas a natureza dá o seu jeito, com agressão ou não do homem ao meio ambiente.
. Os fenômenos na reprodução dos seres vivos no planeta.
    No que tange à reprodução tanto dos animais de todas as espécies quanto à vida vegetal, temos inúmeros exemplos do que a natureza é capaz:
           . A própria evolução do homem no planeta, passando por metamorfoses em milhares de anos, aperfeiçoando-se e adaptando-se ao meio ambiente , tendo como ponto de partida à vida marinha, evoluindo para a vida terrestre, a natureza foi agindo modificando seus órgãos para sua sobrevivência em novos ambientes e novas situações, provendo-o da anatomia adequada. A natureza tem dado o seu jeito.
. O polem que reproduz os vegetais , não raciocina mas os vegetais se renovam e povoam as imensidões de terras do planeta. Muitos se propagam com o próprio vento e outros pela ação das aves ou insetos que de várias formas conseguem semear por vários recantos as sementes da flora. A natureza dá o seu jeito ...

     A natureza deve ser a menina-dos-olhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário